Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Cliente e novo advogado devem adotar cautelas quando patrono anterior desaparece

Orientação é da 1ª turma de Ética do TED da OAB/SP.

Publicado por Adeilson Oliveira
há 4 anos

Via de regra quem desaparece é o cliente, mas o mesmo pode acontecer com o advogado. Nesta hipótese deve o cliente, antes de outorgar procuração a novo patrono, formalizar a revogação de poderes.

A orientação é da 1ª turma de Ética do TED da OAB/SP, em sessão realizada em maio último. Conforme o que foi aprovado pela turma, a comunicação deve ser enviada via Correios, com AR, ao endereço constante da procuração ou daquele constante do site da OAB para o causídico que até então cuidava da causa.

Restando infrutífera, poderá o cliente formalizar a revogação pelo Cartório de Títulos e Documentos ou, alternativamente, mediante declaração pessoal, também firmada por duas testemunhas, quanto estar o advogado em local incerto e não sabido.”

O advogado que receberá a nova procuração para atuar no processo, segundo a Turma, deve ter a “cautela de guardar consigo a documentação noticiada pelo cliente das tentativas infrutíferas de notificar o patrono anterior quanto à revogação de poderes outorgados na procuração”.

  • Veja abaixo a ementa aprovada e aqui o ementário completo.

_______________

ADVOGADO – LOCAL INCERTO E NÃO SABIDO – CAUTELAS A SEREM ADOTADAS PELO CLIENTE E PELO NOVO ADVOGADO CONTRATADO.

Via de regra quem desaparece é o cliente, mas o mesmo pode acontecer com o advogado. Nesta hipótese deve o cliente, antes de outorgar procuração a novo patrono, formalizar a revogação de poderes enviando comunicação via Correios, com Aviso de Recebimento, ao endereço constante da procuração ou daquele constante do site da OAB. Restando infrutífera, poderá o cliente formalizar a revogação pelo Cartório de Títulos e Documentos ou, alternativamente, mediante declaração pessoal, também firmada por duas testemunhas, quanto estar o advogado em local incerto e não sabido. Da mesma forma que o cliente deve informar seu advogado quando alterar seu endereço originário, igualmente ocorre quando o advogado muda o seu, pois em ambas as situações malefícios são previsíveis e devem ser evitados por mera comunicação entre patrono e patrocinado. Assim, nada obsta possa receber o novo advogado procuração para atuar no processo, tendo a cautela de guardar consigo a documentação noticiada pelo cliente das tentativas infrutíferas de notificar o patrono anterior quanto à revogação de poderes outorgados na procuração. Proc. E-5.001/2018 - v.u., em 17/05/2018, do parecer e ementa do Rel. Dr. FABIO KALIL VILELA LEITE, Rev. Dr. EDUARDO AUGUSTO ALCKMIN JACOB - Presidente Dr. PEDRO PAULO WENDEL GASPARINI.


FONTE: MIGALHAS

  • Sobre o autorJurista
  • Publicações253
  • Seguidores266
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações461
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cliente-e-novo-advogado-devem-adotar-cautelas-quando-patrono-anterior-desaparece/804436545

Informações relacionadas

Gustavo Nardelli Borges, Advogado
Artigoshá 6 anos

É possível substituir o advogado no meio do processo?

Maicon Alves, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Carta para cliente a fim de renunciar ao mandato outorgado

Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
Artigoshá 2 anos

Revogação de Procuração – Considerações Importantes e [Modelo]

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-13.2020.8.21.7000 RS

Roberta Dantas, Advogado
Modeloshá 3 anos

Termo de Revogação de procuração Ad judicia

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Salutar a revogação de mandato , em face a e - mails não respondidos ou Cartas AR. A revogação via Cartório de Título e Documentos se fazem necessária , para proteção do cliente , que poderá estar manejando uma ação de responsabilidade por dano processual , ou prejuízos advindos da atuação do patrono.

Muito comum no site do jusbrasil, no qual pessoas nos procuram com o seguinte frase: "tenho advogado , gostaria de uma informação!"

Artigo chega em boa hora ... muitas das vezes não tomamos as cautelas necessárias. continuar lendo