Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Israel convoca embaixadores dos países do Conselho de Segurança para protesto formal

Órgão da ONU aprovou resolução que exige que Israel pare de construir colônias em territórios palestinos. Medida foi rejeitada e considerada 'vergonhosa' por Netanyahu.

Publicado por Adeilson Oliveira
há 7 anos

Israel convoca embaixadores dos pases do Conselho de Segurana para protesto formal

O Ministério das Relações Exteriores de Israel convocou neste domingo (25), dia de Natal, todos os embaixadores dos países do Conselho de Segurança com os quais têm relações diplomáticas para apresentar um protesto formal pelo voto a favor de uma resolução contra os assentamentos judaicos. A única exceção é o embaixador dos EUA, já que o país se absteve do voto.

O Conselho de Segurança aprovou nesta sexta uma resolução que exige que Israel pare de construir colônias em territórios palestinos. A medida foi rejeitada e considerada "vergonhosa" pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Fontes das Relações Exteriores disseram aos veículos de imprensa que devido ao fato de que hoje é dia do Natal, alguns dos embaixadores não estão no país, por isso que foram convocados seus segundos ou encarregados de negócios.

Trata-se dos diplomatas de maior categoria que estão no país da China, França, Rússia, Grã-Bretanha, Espanha (presidente de turno do Conselho este mês), Egito, Japão, Ucrânia, Uruguai e Angola.

Fontes diplomáticas espanholas em Tel Aviv confirmaram a convocação à sede do Ministério em Jerusalém às 16h local (12h30, em Brasília).

A Nova Zelândia e Senegal não têm embaixador in situ, e com a Venezuela e Malásia, Israel não tem relações diplomáticas.

A ordem de convocar os embaixadores com caráter de urgência, e apesar de ser dia do Natal, saiu do escritório do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que é também o titular das Relações Exteriores.

Segundo fontes do Ministério, cada representante estrangeiro será recebido de forma separada pelo diretor-geral adjunto de cada aérea geográfica em questão, a fim de mostrar o "protesto formal" de Israel pelo voto favorável à resolução na sexta-feira.


FONTE: G1

  • Sobre o autorJurista
  • Publicações253
  • Seguidores266
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações193
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/israel-convoca-embaixadores-dos-paises-do-conselho-de-seguranca-para-protesto-formal/417236533

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)