Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Proteste processa Apple e Samsung por propaganda enganosa

Publicado por Adeilson Oliveira
há 8 anos

Proteste processa Apple e Samsung por propaganda enganosa

A associação de consumidores Proteste entrou nesta semana com uma ação civil pública no Foro Central Cível de São Paulo contra a Apple e a Samsung por propaganda enganosa.

De acordo com o órgão, as fabricantes estão oferecendo ao consumidor a memória interna de celulares e tablets menor do que o anunciado. O processo pede que as empresas paguem indenização por perdas e danos correspondente ao valor de cada GB de memória livre não entregue.

Entenda o caso

De acordo com a PROTESTE, o objetivo é evitar que o consumidor seja prejudicado. "O próprio sistema operacional do aparelho e os aplicativos a ele incorporados ocupam espaço na memória interna, gerando menor espaço disponível do que o original instalado e que, apesar disso, é anunciado como existente para uso do consumidor.

E os aplicativos não são removíveis", declara a associação, em comunicado. Além da alteração de toda a propaganda realizada nos meios de comunicação, a ação pede que as companhias paguem uma indenização que será revertida para um fundo criado pela Lei de Ação Civil Pública.

Confira os dados reais dos produtos das fabricantes:

iPads

Proteste processa Apple e Samsung por propaganda enganosa

IPhones

Proteste processa Apple e Samsung por propaganda enganosa

Tablets Samsung

Proteste processa Apple e Samsung por propaganda enganosa

Smartphones Samsung

Proteste processa Apple e Samsung por propaganda enganosa


FONTE: OLHAR DIGITAL

  • Sobre o autorJurista
  • Publicações253
  • Seguidores266
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações698
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proteste-processa-apple-e-samsung-por-propaganda-enganosa/247468134

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 7 anos

O que fazer diante de uma propaganda enganosa?

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que o maior problema não é o tamanho já ocupado pelos sistemas e apps, pois em todos os celulares, tablets e notebooks tem este problema.
O maior problema são os apps que não podem ser desabilitados e obrigatoriamente irão ocupar memória, mesmo contra a vontade do cliente. continuar lendo

Ocorre que isso acontece com todas as marcas e não só com a mencionadas na matéria. Dificilmente será indenizável.
Por outro lado, a Associação Proteste busca mais holofotes do que a proteção do consumidor. continuar lendo

Pois é, você tem razão! Seja qual aparelho for haverá o mesmo fato!
Daí fica a pergunta: e os demais aparelhos/marcas?
Em verdade, o que ocorrerá, tão somente, é que logo as empresas terão que declarar o espaço efetivo disponível em cada aparelho, adequando às especificações do produto oferecido!
No mais, nada mudará! continuar lendo

Eventualmente fico me questionando o que passa na cabeça de algumas pessoas que fazem comentários como esses, Nadir Tarabori!
Pode até estar absolutamente certo de que o problema indicado "acontece com todas as marcas e não só com a mencionadas na matéria", mas nem por isso é aceitável o engodo, que precisa, sim, ser denunciado, confrontado com a Lei!
Pode vir a lamentavelmente estar certo, infelizmente, de que "dificilmente" que, também infelizmente, algum processo de indenização venha a vingar no Judiciário. Embora isso não signifique que o engodo não seja "indenizável", tão somente que o Judiciário tenha falhado mais uma vez em honrar a sua função.
Agora, daí a sair atacando a entidade em vez de se colocar ao lado ou ao menos parabenizá-la, sob a alegação de que "busca mais holofotes do que a proteção do consumidor", francamente, é um absurdo!
Não sou associado, nem tenho procuração para defender a entidade, mas só ao levantar o debate sobre a enganação, sobre o engodo na comercialização a Proteste já faz muito!
Imagino que ao escolher as marcas citadas possivelmente elegeu as "líderes" do mercado e, nisso, já demonstra coragem e, quem sabe, uma estratégia "pesada"! Além de expor os nomes das também líderes em engodos, caso ganhe tornará mais fácil alcançar as menores e, quem sabe, direcionar uma revisão indicativa em respeito ao direito de consumidoras (es) infelizmente nem sempre atentas (os) como deveriam e, lamentavelmente, mais propensas (os) a questionarem que as (os) defende do que a confrontar fabricantes desleais! continuar lendo

Osnaldo Moraes Silva, continue se questionando por qual razão você não consegue entender o que está no texto. Se eu mencionei que a associação Proteste busca mais holofotes é porque tenho conhecimento de causa a respeito. Aliás, por falar em conhecimento, qual o seu título mesmo? Qual a sua especialidade, além de péssimo interprete de textos? Estou me dirigindo ao famoso quem? A Proteste está tão preocupada com o consumidor quanto o deputado celso Russomano está. Projeção pessoal e trampolim a custa de consumidores lesados. continuar lendo

Deveriam fazer isso com as operadoras de internet, essas sim não entregam o que vendem!!! continuar lendo

O assunto faz sentido, eu achava que eu comprava e tinha a minha disposição aquela configuração, mas na de verdade é aquela configuração menos os apps. E o interessante que tem app que somos obrigados a ficar por não ter como excluir.
Me sinto ludibriada.
Nos tribunais já sabe informar se chegou alguma coisa??? Alguma posição??
O moto G 3 geração, tem verdadeiramente quanto de espaço???? continuar lendo