Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

PMs deixam BEP para ir a presídio em Niterói, após agressões a juíza

Magistrada que luta contra regalias foi atacada por policiais presos. Mais de 100 agentes foram transferidos na tarde desta sexta-feira (2).

Publicado por Adeilson Oliveira
há 9 anos

PMs deixam BEP para ir a presdio em Niteri aps agresses a juza

Policiais que estavam presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, na Zona Norte do Rio, começaram a ser transferidos para a penitenciária Vieira Ferreira Neto em Niterói, na Região Metropolitana, na tarde desta sexta-feira (2). Inicialmente, eles deixaram as celas e foram revistados para entrar nos cinco ônibus que fazem o transporte. Por volta das 17h40, os coletivos deixaram o batalhão sob escolta.

Alguns gritavam “justiça","sociedade suja”. Do lado de fora do batalhão, havia mães e mulheres dos policiais chorando e acenando.

Segundo a Vara de Execuções Penais, mais de 100 detidos foram transferidos nesta sexta para a cadeia em Niterói, que é administrada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) – o BEP é gerido pela PM.

Mais cedo, o presidente do Tribunal de Justiça afirmou que a transferência seria gradativa e deveria terminar dentro de uma semana. A previsão, no entanto, é que possa acabar ainda no sábado.

Na entrada do Batalhão, cerca de 10 mulheres de policiais presos protestavam contra a transferência. Uma delas gritou: "Amanhã serão vocês". Por cerca de cinco minutos, o primeiro ônibus ficou parado no portão enquanto elas gritavam. Os PMs responsáveis pelatransferências usavam máscara.

Advogado de dez presos, Renato Martins disse que não conseguiu entrar para ver os clientes. Ele disse que vê a transferência como uma "ilegalidade".

Quatro vão para presídio comum

Os 4 PMs apontados pela juíza Daniela Assumpção como seus agressores durante uma inspeção, na última quinta-feira (1º), serão transferidos para um presídio comum de Bangu. A informação foi confirmada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, ao RJTV, após uma reunião. No encontro, ficou decidido também que o BEP será interditado por tempo indeterminado.

PMs deixam BEP para ir a presdio em Niteri aps agresses a juza

PMs deixam BEP para ir a presdio em Niteri aps agresses a juza

PMs deixam BEP para ir a presdio em Niteri aps agresses a juza

Histórico do BEP

Em 2012, um relatório de inspeção do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) constatou que a unidade tinha "celas luxuosas" (veja fotos). Dentre os benefícios, camas, poltronas e até televisão para os detentos. A polícia respondeu que as imagens eram de 2011 e que a coordenação fora mudada.

"O BEP era um batalhão da PM que funcionava como presídio, mas era um batalhão originalmente. Não foi concebido para ser uma unidade prisional e ali havia várias regalias", diz o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

O BEP é subordinada à Corregedoria Interna da Polícia Militar (CInt PM) e tem como responsabilidade o acautelamento de todos os militares que tenham cometido infrações penais de cunho militar ou comum, enquanto aguardam julgamento. O batalhão, também chamado de Unidade Prisional, foi criado em 2004, para desativar antigas carceragens nas unidades da PM.

PMs deixam BEP para ir a presdio em Niteri aps agresses a juza

Fonte

  • Sobre o autorJurista
  • Publicações253
  • Seguidores266
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações901
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pms-deixam-bep-para-ir-a-presidio-em-niteroi-apos-agressoes-a-juiza/238962077

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Todos com suas mudanças.
Que coisa ridícula. Nada mudou, só fizeram de conta... continuar lendo