Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Vazamento de fotos de Stênio Garcia e Esposa. Mais um crime de violação da Intimidade por meios informáticos

Marilene Saade pede que as pessoas não compartilhem as imagens. "O que aconteceu com a gente foi roubo, um crime", afirma a mulher do ator.

Publicado por Adeilson Oliveira
há 9 anos

Imagens do ator Stênio Garcia e da mulher dele, Marilene Saade, nus têm sido divulgadas em redes sociais desde o começo desta quarta-feira (30). As fotos mostram o casal diante de um espelho.

Vazamento de fotos de Stnio Garcia e Esposa mais um crime de roubo de

Em entrevista, Marilene fez um apelo para que as pessoas não compartilhem as imagens, o que também configura crime.

“Eu estou com vergonha, já quis ir embora daqui por causa disso. É uma falta de respeito com a gente. É quase um estupro. Eu me senti estuprada, invadida. É uma coisa que fiz com o meu marido, na minha intimidade”, disse.

Ela afirmou que o fato de o ator já ter realizado trabalhos nus não permite que a nudez dele e dela seja compartilhada indiscriminadamente.

“Uma coisa é um trabalho artístico que envolve nudez, que tem uma causa ou um motivo pelo qual você compactua. O que aconteceu com a gente foi roubo, um crime”, afirmou.

Suspeitos

O advogado do casal, Ricardo Brajterman, afirmou que eles comunicaram o caso às autoridades logo que ficaram sabendo das imagens vazadas.

“O casal foi informado de que havia fotos circulando pela internet e notificamos o caso para a delegacia especializada. Não sabemos quem foi, mas temos suspeitos”, disse o advogado.

Além de responder na esfera criminal, o suspeito pelo crime pode sofrer outro processo, cível, pelos danos morais e por eventuais prejuízos que o casal tenha sofrido pela divulgação das imagens.

foi procurada a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, mas a Polícia Civil nega que o caso já tenha sido registrado.

Lei Carolina Dieckmann

Vazamento de fotos de Stnio Garcia e Esposa mais um crime de roubo de

O caso mais conhecido de vazamento de fotos de uma celebridade no Brasil é o que ocorreu com a atriz Carolina Dieckmann. Ao todo, 36 imagens da atriz foram publicadas na web em maio de 2012.

Ela recebeu ameaças de extorsão para que pagasse R$ 10 mil para não ter as fotos publicadas.

Após dar queixa, a polícia descartou a hipótese de as imagens terem sido copiadas de uma máquina fotográfica que havia sido levada para o conserto. Constataram que a caixa de e-mail da atriz havia sido violada por hackers.

Em 2013, entrou em vigor a lei 12.737 de 2012, chamada lei “Carolina Dieckmann”, que, entre outras coisas, torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares.

Sancionada em dezembro de 2012, a alteração do Código Penal foi apelidada com o nome da atriz graças à repercussão que o caso tomou.

Pela lei, crimes desse tipo são punidos com multa mais detenção de seis meses a dois anos. Se houver divulgação, comercialização ou envio das informações obtidas na invasão, a pena pode ser elevada de um a dois terços.

Se o crime for cometido contra o presidente da República, do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores, prefeitos, entre outros, a pena será aumentada de um terço à metade.

Em julho de 2015, a atriz Laura Keller, da série “Pé na Cova”, teve um vídeo íntimo vazado na internet. Na época, ela confirmou a veracidade das imagens e informou que desejava encontrar os culpados.

Celebridades internacionais

Várias celebridades internacionais já foram vítimas do vazamento de imagens íntimas. Um dos casos mais conhecidos é o da socialite americana Kim Kardashian, que foi vítima do vazamento de imagens nuas em 2007, em um vídeo onde aparece fazendo sexo com seu então namorado, o rapper Ray J.

Em 2014, ela foi vítima do mesmo crime, quando hackers vazaram imagens íntimas de várias celebridades em fóruns na internet.

Além de Kim, Jennifer Lawrence, Avril Lavigne, Vanessa Hudgens, Mary-Kate Olsen e outras celebridades internacionais tiveram fotografias expostas. O roubo e a divulgação foram atribuídos a uma falha no sistema de armazenamento de arquivos da Apple.

Em 2011, imagens de Scarlett Johansson nua foram divulgadas na internet. A atriz aparece diante de um espelho e no quarto da casa onde vivia.

Fonte

  • Sobre o autorJurista
  • Publicações253
  • Seguidores266
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4907
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vazamento-de-fotos-de-stenio-garcia-e-esposa-mais-um-crime-de-violacao-da-intimidade-por-meios-informaticos/237905840

Informações relacionadas

Consultor Jurídico
Notíciashá 14 anos

Invasão de privacidade leva a suicídio de estudante nos Estados Unidos

Andre Miranda, Advogado
Artigoshá 2 anos

Um guia para quem precisa fazer inventário no cartório

Direito Digital Cast, Advogado
Artigoshá 3 anos

Os piores casos de vazamento de dados pessoais

André Leão Advocacia, Advogado
Notíciashá 8 anos

Fui vítima de ataques de imagem na Internet. O que fazer?

Brasil e Silveira Advogados, Advogado
Artigoshá 2 anos

Direito de imagem: Caio Castro pode processar as empresas que utilizaram sua imagem?

82 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É o risco a que se propõe quem tira fotos por meio de dispositivos os quais não se tem qualquer controle. Nunca uma foto minha nu vazou na net ... pq nunca tirei uma (fkdk).

Acreditar que colocar dados nas nuvens ou em caixas de e-mails (o que dá no mesmo) é seguro, é acreditar que se você colocar as fotos na gaveta de um desconhecido ele não vai olhar. Todos que trabalham diretamente com os provedores que armazenam tais fotos tem acesso irrestrito a elas ... sua senha só serve para que outros externos as empresas não acessem ... isso se vc não for hackeado.

As pessoas ainda não tem dimensão do que é a internet. Acham que exercem algum controle sobre ela, e acham que redigindo leis isso vai mudar.

Há assassinatos, roubo, estupro etc. desde que o homem é homem. Na internet nada irá mudar. A lei vai punir uns, vai passar a mão na cabeça de outros, e será totalmente ineficaz com os inimputáveis (hoje em dia tem moleque de 8 anos que faz miséria no computador e smartphone). continuar lendo

Com a máxima vênia, me causa arrepios ler algo como isso, Dr. Dizer que"se não quer, então não faça", não é nem perto do ideal de justiça que esperamos. Essa frase é um grande atestado de incompetência, afinal, crime algum cometeram eles, estavam em seu lar fazendo algo que julgo gostarem de fazer, sendo algo saudável e natural e agora precisam assumir o papel de agente e não de vítima? Triste! Essa mania de transformar vitima em agente ainda me mata um dia. continuar lendo

Keila Amaro,

Só sendo muito burro para correr riscos os quais tem completo desconhecimento e descontrole.

Para se dar mal na vida não é preciso cometer crimes, basta ser um perfeito idiota ... exemplos há milhões pela internet, no mundo todo ... ainda assim as pessoas veem o buraco na frente delas, e ao invés de desviar fazem questão de cair dentro ... simples assim.

Todos os dias chovem fotos de pessoas caindo da mesma forma na net (eis o buraco), mas isso não é o bastante. E olha que as fotos saíram do celular dela, sequer foi hackeada ... sabe-se lá se foi um terceiro mesmo quem vazou. Depois que o cheiro sobe não estranha surgir um terceiro. continuar lendo

Concordo com Armpit Lover.
E digo mais: - Maldita inclusão digital... http://www.linkirado.net/114937/enquanto-isso-no-facebook/
Desculpa de ALEIJADO é MULETA!!! continuar lendo

Compactuo com o Vosso entendimento, ora a internet é muito clara quanto a seus riscos, não que não se vá punir quem deva, mas/porém/entretanto/todavia em pleno século 21 não há inocência ou ideologia utópica que isente as vítimas de suas parcelas de culpa. Se eu construo uma casa de vidro eu facilito para o ladrão, óbvio que numa sociedade ideal ninguém me roubaria, mas vivemos no mundo "real" quem se arrisca assume/deve reconhecer os riscos. Foto nua minha ninguém vai obter, não sou "burro" o suficiente para realizar tal ato, como também não sou "burro" o suficiente para construir uma casa de papelão e deixá-la destrancada. continuar lendo

Marcus R,

Seu pensamento foi perfeito ... a norma jurídica é abstrata e todos no caso são adultos e bem vividos, não há nenhum Tarzan. Vivemos no mundo real e não ideal.

Pela lei tenho direito de propriedade e de ir e vir ... então coloco joias que comprei e atravesso uma via pública que cruza uma favela de madrugada ... o que acham que vai acontecer? ... É óbvio que serei assaltado.

No mínimo temos que ter certa dose de precaução e bom senso, o que não se vê no caso.

Deve-se punir quem vazou as fotos (isso se não foram eles mesmos que fizeram alguma besteira)? Sim. Mas dizer que eles não têm parcela de culpa é viajar na maionese ... é viver no mundo das letrinhas e do faz de contas. continuar lendo

Muito bem Explanado Armpit Lover!!!! Disse tudo e ponto final. Não há argumentos a concluir de outra forma. Abraço. continuar lendo

Concordo com seus levantamentos e li os comentários dos colegas.
Muito bem! continuar lendo

Exato, ela fez, ela divulgou! Saiu de qual celular? Qual aparelho registrou a imagem? Saiu de onde? Portanto claro está quem fez e de onde saiu, o resto é apenas consequências! continuar lendo

Posso discordar de boa parte do que o senhor escreveu, mas como técnico em telecomunicações, cumprimento-o por ter levantado o problema do armazenamento de mensagens e arquivos digitais em nuvens. Hoje compramos um equipamento e junto vem a oferta de armazenamento de arquivos remotamente. Alguns dos programas previamente instalados nos equipamentos são para esse fim. Isso sem citar o Google drive e similares. TUDO que mandamos para a rede fica vulnerável, vez continuar lendo

vez que está sujeito a operadores de rede que podem ou não ter escrúpulos. Temos de ser donos de nossos arquivos e dos seus backups, que devem ser feitos em dispositivo não conectado à internet, como pen drives e HDs externos e que devem ficar armazenados em local seguro, longe do computador ou do telefone. Os telefones também oferecem sistemas de armazenamento remoto de arquivos. Temos que cuidar de nossas atitudes (por exemplo, não tirar fotos íntimas se não as queremos expostas), mas principalmente temos de cuidar de nossos dados. Já imaginaram aquela petição de processo de cliente que corre em segredo de justiça vazando na Internet? Pode ter repercussão bem pior do que meras fotografias. Quem usa computador e smartphone tem que aprender a usá-lo com segurança, caso contrário é a mesma situação de quem tem uma arma para se defender mas não sabe atirar. continuar lendo

concordo que o autor do crime deva ser condenado, porém, devemos salientar que a munição desde crime foi as próprias vitimas que forneceram. ate quando seremos hipócritas de não aceitar os nossos erros. o ego de muitas pessoas as colocam em xeque-mate. não estou defendendo e nem culpando ninguém, mais pra que armazenar estes momentos íntimos em programa de computadores visto que já temos vários casos destes divulgados pela mídia. o problema maior com ser humano é achar que ele tem algo mais seguro que o outro e esquece que quem o fez foi um outro ser humano, todavia o torna tão vulnerável quando qualquer outro. precisamos aprender a usar a net. como ferramenta de trabalho ou de laser não como mecanismo de fraudes, e de desvio de condutas para os facínoras da rede. continuar lendo

Não acredito na insatisfação do casal Garcia, por conta da divulgação de suas fotos na internet. Ambos são muito exibicionistas. Li uma vez uma reportagem na revista Claudia, onde sua mulher aparece de fio dental, com um traseiro enorme, virado para a objetiva, deitada à beira de uma piscina ou numa sauna, e a legenda trazia a informação de que o garanhão Stênio Garcia fazia sexo com ela até seis vezes ao dia. Fiquei tão enojada com a irrelevância do assunto, que cancelei a assinatura da revista. As redes sociais se encarregaram de fazer o marketing perfeito do vovô sensual. continuar lendo

Não vi, e ficaria enojada em ver as tais fotos. Que tenham ido parar na internet por acaso é de se duvidar. Stênio é exibido desde sempre. Para quem se lembra ele já insinuava suas intimidades desde os tempos em que era casado com a Kika. Argh!!! continuar lendo

hahahahahahahahahahah, é obvio se houvesse um retorno financeiro até eu que sou mais burro não me importaria com tal "vazamento", o grande problema é que não houve $$$$$$$$$ continuar lendo

Da idade que estou, seis vezes é um recorde que nunca vou atingir...
Brincadeira. Um abraço Martha! continuar lendo

Fato consumado - tirou a foto, está tirada; não há como voltar atrás.
Pensassem bem nas consequência que poderiam advir de tal atitude antes de agir, pois pela idade dos 2 [ dois ] e por situações semelhantes anteriormente fartamente divulgadas, não se pode admitir a falta de conhecimento de ambos.
Se arrependimento mata-se como diz o velho ditado, se pensaram em tal ou por certo estariam mesmo arrependidos, pelo fato já estariam mortos; logo não há problema nenhum, pois mortos não agem, jazem. continuar lendo

Frederico, o ditado é: "Se arrependimento matasse...." continuar lendo

Ri muito com sua resposta, você e Armpit Lover estão com toda razão. As pessoas não têm a dimensão exata do significado desta maravilha moderna que pode ser (ou não ser) a Internet.Ela exige alta dose de responsabilidade e conhecimento. Porque s pessoas não se limitam a tirar fotos de flores e paisagens?Suspeito de que o vovô sensual (rsrsrs) l é exibicionista e quer mostrar que o viagra funciona bem para êle. O fato deve ter concorrido para aumentar as vendas da droga.Quem garante que êle não foi contratado para isto? continuar lendo

Falouuuuuuuuu
E depois ficam ai dando uma de santinhos continuar lendo

Não vi e nem faço questão de ver..... continuar lendo

Esse é o melhor comentário. continuar lendo

É golpe de publicidade dos artistas. Quem tirou a foto, eles. Quem enviou para internet? Eles. Quer mais. Publicidade. Tai conseguiram. continuar lendo